O Sistema

O OneFlow é um sistema completo, autônomo, ágil, seguro e inteiramente focado na automação do trabalho do escritório contábil junto aos seus clientes. O sistema é integrado em tempo real com o sistema de gestão dos clientes dos escritórios contábeis.

O OneFlow é um sistema desenvolvido integralmente para funcionar como um serviço web. Com isso, o contador poderá focar em seu negócio e deixar todas as questões relacionadas à infraestrutura de TI por nossa conta.

Confira as principais vantagens, em relação à TI, em utilizar o OneFlow:

  • Disponibilidade: o sistema está disponível para ser acessado 24 horas por dia e 7 dias da semana a partir de qualquer computador conectado à Internet. Com isso, se você estiver em uma reunião com um cliente, trabalhando em home office ou durante uma viagem, poderá acessar normalmente as informações do seu escritório (desde que tenha permissão para isso).
  • Redução de custos: com o OneFlow não será mais necessário investimentos massivos em infraestrutura de TI, servidores, licenças de sistemas operacionais e outras despesas necessárias ao funcionamento de um sistema instalado dentro do escritório ou em um datacenter convencional.
  • Backups: as cópias de segurança deixam de ser uma preocupação do escritório pois toda infraestrutura será responsabilidade da OneFlow.
  • Segurança: o OneFlow está hospedado na nuvem do Amazon Web Services (plataforma de nuvem mais adotada e mais abrangente do mundo) que segue rígidos protocolos internacionais de segurança e proteção de dados.
  • Controle de acesso: Apenas usuários autorizados de acordo com seus respectivos perfis, poderão acessar os dados do sistema. O escritório poderá também restringir faixa de horários de acesso e se desejar, indicar que determinados colaboradores só acessem o sistema de dentro do escritório contábil.
  • Atualizações: as novas versões do OneFlow são atualizadas automaticamente e não requer nenhum tipo de ação por parte do escritório contábil. Todo processo é executado de forma 100% transparente.

O OneFlow foi criado para trabalhar sozinho executando tarefas que hoje são feitas pelo usuário e que poderiam ser feitas pelo próprio sistema. Imagine o cliente do escritório trabalhando no dia-dia-dia… Ele faz vendas, emite notas, recebe mercadorias, atualiza estoque, faz contas a pagar, contas a receber e outras transações inerentes à sua operação. Sabemos que todas essas transações precisam ir para dentro do escritório. Agora, imagine se tudo isso acontecesse em tempo real, sem a necessidade de intervenção humana. Ou seja, quando seu cliente emitir uma nota automaticamente já ocorrerá a escrituração fiscal e que ao registrar um contas a pagar já irá ocorrer a contabilização de automática, sem a necessidade de qualquer intervenção.

Sistema-Diagrama

 

Imagine o quanto de tempo e esforço seriam poupados dentro da operação do seu escritório com esse tipo de sistema. Seria possível ter uma forte redução de custo? Seria possível ter mais clientes com o mesmo time que você tem hoje? Quantos clientes a mais? Que tipo de serviço diferente poderia ser ofertados dentro do seu escritório? Sem dúvida alguma, um sistema autônomo abre um novo conjunto de possibilidades

O OneFlow parte da premissa que o cliente do escritório contábil utiliza um sistema de gestão para controlar suas operações comerciais e financeiras. Por isso, atualmente, é requisito para utilização do OneFlow que o cliente do escritório contábil utilize o Omie ERP.
Com isso, quando o cliente faz uma operação de venda ou de saída por exemplo, ele emite uma nota no Omie e ao fazer isso, automaticamente o documento será escriturado no fiscal e no contábil do OneFlow. Quando a escrituração ocorre, o sistema audita os dados que estão sendo escriturados verificando se eles estão corretos e já executa a apuração do Simples Nacional. Tudo isso acontece sem qualquer intervenção manual do usuário.
Da mesma forma, temos as movimentações financeiras. Quando o cliente gerar um contas a pagar ou um contas a receber, o OneFlow automaticamente gerará as provisões contábeis. Por sua vez, quando o pagamento ou um recebimento for confirmado, ocorrerá a geração dos lançamentos de baixa.

Com isso, podemos dizer que basicamente o trabalho do contador será verificar as apurações do sistema, realizar os fechamentos dos meses.
Sabemos que a contabilidade e o fiscal não contemplam apenas a escrituração. Há questões importantes que envolvem a geração e a entrega de obrigações acessórias. Aliás, existe muita responsabilidade sobre essas entregas, mas lembre-se que estamos falando de um sistema autônomo. Se eu não tenho que ficar importando e processando dados, a mesma coisa vale para a entrega de obrigações.

Ao fechar o mês, o sistema gerará as obrigações acessórias no Fiscal, as obrigações e os demonstrativos na Contabilidade com um único clique.

Atualmente o OneFlow pode ser utilizado por contadores que atendam empresas de único estabelecimento enquadradas no Simples Nacional (indústria, comércio e serviços), que estejam abaixo do sublimite e que utilizem o sistema Omie para emissão de notas e gestão financeira.

Estamos trabalhando nas empresas dos demais segmentos. As liberações serão gradativas e ocorrerão em breve.