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6 utilidades da inteligência artificial para o seu negócio

A definição de Inteligência Artificial (IA) surgiu nos anos 50, mas começou a ter avanços mais relevantes nos anos 2000. Com o uso da IA, diversas empresas podem gerar mais competitividade, otimizar os processos e alavancar os resultados.

Hoje é possível receber informações e dados de diversos lugares a qualquer instante: os avanços inovadores da inteligência artificial (IA) desenvolveram os processos da empresa, tornando as atividades mais práticas e as tomadas de decisões mais assertivas.

IA é uma disciplina da engenharia da computação e vai além da robotização que víamos nos filmes futurísticos. Atualmente o conceito já faz parte da realidade das nossas vidas pessoais e, principalmente, do mundo dos negócios.

Nas organizações, a inteligência artificial é utilizada com o objetivo de alavancar os resultados das tarefas e ajudar as equipes a trabalhar com mais produtividade e eficácia. 

Prossiga na leitura deste artigo para descobrir as 7 utilidades da inteligência artificial para a sua empresa. Acompanhe conosco!

O que é inteligência artificial (IA)? 

Apesar de o termo ter nascido há um tempo, nos anos 50, hoje a IA tem um impacto maior na vida das pessoas e pode ser reconhecida como a “ciência e engenharia de produzir máquinas inteligentes”. 

Diferentemente das previsões de futuro da família Jetson, a IA não se refere à interação de robôs com pessoas, mas ao uso de ferramentas que simulam o pensamento humano para resolver problemas e facilitar o dia a dia.

Por meio das evoluções tecnológicas, atualmente é possível contar com sistemas programáveis e softwares de automação para processar informações com mais agilidade, o que permite a análise de dados para fazer planejamentos mais estratégicos e bem-sucedidos.

Ao utilizar ferramentas de IA, os gestores podem aprender com o que foi feito nos processos anteriores, a fim de desenvolver soluções mais viáveis, economizando tempo e finanças a longo prazo.

Quais são os benefícios da inteligência artificial para as empresas?

Além de ajudar diversas pessoas em suas rotinas, a IA também é extremamente útil no cotidiano das empresas ao redor do mundo, podendo melhorar os processos de vários segmentos. Confira, a seguir, alguns dos principais benefícios da inteligência artificial no mundo dos negócios:

  • redução de falhas e prejuízos;
  • pesquisas mais aprofundadas e práticas;
  • organização e armazenamento de informações importantes;
  • aumento da segurança digital;
  • mais produtividade;
  • captação e fidelização de consumidores;
  • facilidade para alcançar as metas;
  • análise de dados;
  • melhorias na comunicação com clientes, fornecedores e colaboradores;
  • integração do time.

Por que investir em inteligência artificial em seu negócio?

Agora que você já sabe o significado do termo e os benefícios da IA, é hora de saber quais são as suas utilidades e, assim, descobrir o porquê de investir em ferramentas de inteligência artificial para impulsionar o desempenho da sua empresa. Siga conosco e confira as principais 7 utilidades da IA!

 

1.Proteção contra ameaças virtuais

 

A cibersegurança é um assunto cada vez mais falado entre gestores e empreendedores devido ao alto índice de ameaças digitais em organizações. 

Para evitar a perda de dados ou diversos prejuízos na imagem da sua empresa, é importante contar com sistemas de IA para detectar problemas de invasão e prevenir crises antecipadamente.

2.Melhorias na comunicação interna

 

Para uma empresa manter um desenvolvimento sustentável, ter uma boa comunicação com os colaboradores é extremamente necessário. 

A inteligência artificial pode contribuir não apenas para melhorar a integração do time, mas também para evitar a sobrecarga, otimizar o tempo de trabalho, reduzir possíveis falhas e dores de cabeça e aumentar a produtividade, aprimorando o clima organizacional, o alcance de objetivos e a divisão de tarefas.

3.Atendimentos personalizados

 

Um sistema de automação pode ajudar você a conhecer mais os clientes da sua empresa e aumentar as suas vendas, realizando atendimentos personalizados e mais eficazes. 

Por meio de ferramentas tecnológicas, é possível identificar preferências e necessidades, armazenar perfis de clientes, segmentar de acordo com a jornada de compra e se comunicar de forma mais próxima e estratégica.

 

4.Suporte mais efetivo aos consumidores

 

Provavelmente você já sabe o quão importante é, além de oferecer um atendimento personalizado aos clientes, mostrar disponibilidade em diversos canais para tirar as dúvidas e entrar em contato o quanto antes. 

Ao utilizar sistemas de gestão, é possível se comunicar com os clientes de forma mais ágil por meio de “bate-papo” ou chatbots, ajudando os consumidores a encontrar as soluções ideais e armazenando dados relevantes.

 

5.Business Intelligence (BI)

 

Se você busca otimizar a tomada de decisões e desenvolver o crescimento da sua empresa, a inteligência artificial pode gerar melhorias ao BI: ao contar com ferramentas de IA, você pode gerenciar os dados da sua organização e acompanhar os processos para fazer transformações positivas.

 

6.Aumento de vendas

 

Com atendimentos personalizados, uma comunicação eficaz e um maior entendimento sobre o perfil do público da sua empresa, a inteligência artificial também pode ajudar a sua empresa a conquistar o tão almejado aumento de vendas.

Por meio dos dados coletados e do monitoramento de processos, as ferramentas de IA podem apresentar as estratégias mais viáveis para os futuros planejamentos do seu negócio.